Páginas

27 maio 2009

Formatar? Qual sistema escolher. Linux ou Windows?



A maioria dos usuários que tentam migrar para outros sistemas além do Windows sentem uma grande diferença de plataforma.
Buscam ansiosamente por uma plataforma gráfica parecida com a do sistema anterior para não desistir tão cedo ou então por receio de não achar tão fácil a migração. Alguns fazem o certo. Usam os livecds e se gostarem, instalam em sua máquina por completo ou em DualBoot.
Agora me pergunto o porquê desse medo?
Simples. A própria imagem negativa que o sistema GNU/Linux levou perante o começo de sua história.
Todos os viram como sistema para nerds ou para profissionais do ramo e na sua totalidade não o são. Devemos perceber que isso está mudando e agora o mundo da TI começa despertar para o sistema que tantos rejeitavam e que agora entendem o porque de várias pessoas dizerem a mesma frase: - Estou migrando para o sistema de código aberto.
Mudando de cenário. Há muitos usuários que tiveram o seu primeiro contato com a informática com sistema operacional GNU/Linux. Não preciso falar de vários projetos de inclusão digital espalhado pelo Brasil, mas porque rejeitavam esse sistema operacional? Deve haver algum problema.
Então digo que há , mas não com o sistema e sim com a própria imagem relacionada ao sistema de código aberto. Falta investir em marketing para reverter essa taxa de rejeição. Devem ter mais congressos, palestras e mais investimento governamental. Muitas faculdades usam, mas não vejo muita divulgação.
Existem vários eventos acontecendo, os quem sabem são assinantes de newsletters sobre o assunto ou porque fazem parte da própria comunidade.
Vocês já viram algum outdoor dizendo que haverá palestra sobre Software livre e instalação gratuita de sistema operacional?
As feiras de software livre estão acontecendo, mas ainda a parte de marketing está sendo esquecida.
Uma boa sacada de marketing foi na Campus Party onde vi que os aplicativos open source tiveram o seu lugar seja em palestras ou em competições.
A maior taxa de rejeição se faz presente quando o usuário do Windows tenta igualar a plataforma com seus programas e ferramentas com o sistema GNU/LINUX. Não veem que também pode aprender a usar outro sistema operacional e assim aumentando o seu conhecimento na área da tecnologia. Simplesmente se não for Windows não presta.
O sistema GNU/Linux não é Windows. O usuário de sistema de código aberto faz com louvor muitas atividades que um usuário Windows fariam, mas mesmo assim não é Windows.
Outra coisa que mancha a imagem do GNU/Linux são as montadoras de computadores que colocam um sistema aberto como uma imitação barata do Windows e ainda por cima defasada. Posso citar a CCE onde boa parte dos notebooks ou desktops vêm com o sistema operacional com a versão defasada do seu Satux 1.5 (já saiu a versão 1.7) com sua plataforma gráfica KDE como se fosse o Windows. Deixo claro que não estou falando mau do KDE onde por muito tempo usei e recomendo, mas critico a mentalidade dos desenvolvedores que elaboram um sistema como se fosse o Windows. Falta um pouco de criatividade.
Dias atrás um cliente veio com um notebook CCE Win com Satux para formatar e colocar o Windows XP, mas fiquei surpreso que o cliente queria deixar os dois sistema, pois achou o Satux bonitinho. Respondi de imediato que não tinha Windows e se colasse seria um Windows pirata e afirmei que não o faria. Com os olhos arregalados o cliente disse: - Como você não tem o Windows?
Expliquei sobre a licença do Windows e que a mesma custaria R$ 400,00.
O cliente pensou que eu estava cobrando o valor da licença pelo serviço e então esclareci que era do sistema operacional, mas disse que tinha uma solução que serviria e ainda por cima era de graça.
Ele disse: - De graça? Respondi. De graça. Só vou te cobrar pela formatação e pelo suporte.
Ele Gostou da ideia e quis o meu serviço.
Dias atrás ele ligou e falou que o sistema é fácil de usar, mas não estava conseguindo instalar alguns programas e que de vez enquando tinha problemas com o hotmail. Então deu uma prévia sobre os pacotes da distribuição e sobre o “cartel Microsoft”. Ele entendeu e falei que têm o Gmail e funciona muito bem com o Firefox.





3 comentários:

  1. Como faço para conectar meu CCE WIN satux a um modem Hwaei 156c da oi velx 3g.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Fala pessoal ! blz ? Rapaaz, essa discussão vai render muitos tópicos ainda. De um tempo pra cá, o Linux tem sido muito modificado, principalmente em sua área gráfica, fazendo muitos usuários voltarem seus olhos pra esse SO tão importante. Eu acho que vai muito de cada um. Sem dúvida são SO ótimos, porém com peculiaridades. Cada um tem foco em uma determinada área.

    ResponderExcluir
  3. Fala Filipe. Concordo com o seu ponto de vista.
    São sistemas de formatos diferentes, mas com propósitos parecidos( deixar o usuário confortável, aumentar a produtividade e prazer).
    A questão também é como usar esse sistema operacional. Dei a visão que pode usar ferramentas similares para os dois sistemas.
    Vejo que a barreira da mudança faz com que usuários finais optem por um sistema de maior aceitação.

    Obrigado por participar...

    ResponderExcluir

Olá Leitores(as), usem esse espaço com sabedoria. Caso necessite me sigam pelo Twitter: @leo_barros

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...