Páginas

04 abril 2009

Nvidia com recursos 3d e resolução do monitor correto!



Foram vários dias de lutas e ainda bem que terminou em sucesso. Finalmente tenho o meu Ubuntu 8.10 com toda parte 3d e com a resolução desejada. Coisa que só é permitido quando se tem uma placa de vídeo instalada corretamente.
Pois bem, tenho uma placa Nvidia xfx 5200 e uma geforce mx4000. Fiz o teste com as duas placas e consegui obter o resultado esperado. Compiz Ativado.
Tive me vários fórums na net que diziam que era muito difícil instalar o driver da nvidia e que se compravava na realidade.
O que eu não sabia é que eu precisava dos sources do kernel para que a placa funcionasse corretamente. A instalação sempre terminava frustada! :/
Fui então que instalei o programa chamado Envy e os meus problemas acabaram! Com o Envy ele instala o que você precisa e indica o driver mais compatível para o seu sistema.
Além do Envy também temos a opção que todos que tiveram esse problema já tentaram que foi a instalação dos drivers restritos.
Uma coisa que sempre acontecia comigo era de instalar o dirver corretamente e sempre ficar com resolução em 640x480.
Havia tentado de várias maneiras e sempre sem sucesso. O que não sabia era que a baixa resolução não era só por causa da instalação do novo driver e sim fazer com que o Xorg reconhecesse o meu monitor para as resoluções desejadas. Bingo! Havia resolvido o problema: Driver certo mas com resolução errada.

Então daremos proseguimento:
1 - Com a permissão de super usuário baixe o EnvyNT:
apt-get install envyng-gtk para Gnome ou envyng-qt para KDE. (Correção do colega Arllen Victor. Post abaixo).
O próprio programa dirá qual driver é o mais compatível para o seu sistema com um simples sinal de +

2 - Depois de instalado reinicie o seu sistema.
Caso o seu monitor esteja em uma resolução inferior, mas com os recursos 3d ativos. Tenho uma boa e uma má notícia. O driver foi instalado corretamente, mas você ficará com uma resolução de 640x480.

Então faça isso.
Com a permissão de super usuário edite o xorg:
gedit /etc/X11/xorg.conf
----Parte do meu Xorg------
Section "Monitor"
Identifier "Configured Monitor"
HorizSync 31-60
VertRefresh 64-75

EndSection

Section "Screen"
Identifier "Default Screen"
Monitor "Configured Monitor"
Device "Configured Video Device"
DefaultDepth 24
Option "AddARGBGLXVisuals" "True"
SubSection "Display"
Depth 24

Modes "1280x1024" "1024x768" "800x600" "640x480"

EndSubSection

EndSection
----Fim da Parte do meu Xorg------

Explicarei com mais detalhes as mudanças feitas.
Na Seção Monitor adicionei dois parâmetros. O HorizSync e o VertRefresh as taxas tanto da horizontal e vertical do monitor.
Atenção. Essas taxas não foram inventadas e sim retiradas do manual do monitor onde informa as taxas do monitor. Coloque o início e o final de cada parâmetro separado por traço (-).
Também foi criada uma subseção chamada Display.
O parêmetro depth o padrão é 24, mas também pode ser colocado 16. Coloque 24.
Em modes foi colocado justamente as resoluções suportadas pelo monitor.
Coloque sempre as resoluções entre as aspas e um X para separa a horizontal da vertical. Por exemplo: "1024x768".
Salve o seu xorg.

3 - Segue agora a parte final da operação que é a de desabilitar o módulo do linux restrite modules common.

$ sudo gedit /etc/default/linux-restricted-modules-common
Altere a linha DISABLED_MODULES=""

Para DISABLED_MODULES="nv"


Pronto! Assim termina a jornada de instalação da placa de vídeo com os recursos 3d.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Ocorreu um erro neste gadget