Páginas

04 abril 2009

Nvidia com recursos 3d e resolução do monitor correto!



Foram vários dias de lutas e ainda bem que terminou em sucesso. Finalmente tenho o meu Ubuntu 8.10 com toda parte 3d e com a resolução desejada. Coisa que só é permitido quando se tem uma placa de vídeo instalada corretamente.
Pois bem, tenho uma placa Nvidia xfx 5200 e uma geforce mx4000. Fiz o teste com as duas placas e consegui obter o resultado esperado. Compiz Ativado.
Tive me vários fórums na net que diziam que era muito difícil instalar o driver da nvidia e que se compravava na realidade.
O que eu não sabia é que eu precisava dos sources do kernel para que a placa funcionasse corretamente. A instalação sempre terminava frustada! :/
Fui então que instalei o programa chamado Envy e os meus problemas acabaram! Com o Envy ele instala o que você precisa e indica o driver mais compatível para o seu sistema.
Além do Envy também temos a opção que todos que tiveram esse problema já tentaram que foi a instalação dos drivers restritos.
Uma coisa que sempre acontecia comigo era de instalar o dirver corretamente e sempre ficar com resolução em 640x480.
Havia tentado de várias maneiras e sempre sem sucesso. O que não sabia era que a baixa resolução não era só por causa da instalação do novo driver e sim fazer com que o Xorg reconhecesse o meu monitor para as resoluções desejadas. Bingo! Havia resolvido o problema: Driver certo mas com resolução errada.

Então daremos proseguimento:
1 - Com a permissão de super usuário baixe o EnvyNT:
apt-get install envyng-gtk para Gnome ou envyng-qt para KDE. (Correção do colega Arllen Victor. Post abaixo).
O próprio programa dirá qual driver é o mais compatível para o seu sistema com um simples sinal de +

2 - Depois de instalado reinicie o seu sistema.
Caso o seu monitor esteja em uma resolução inferior, mas com os recursos 3d ativos. Tenho uma boa e uma má notícia. O driver foi instalado corretamente, mas você ficará com uma resolução de 640x480.

Então faça isso.
Com a permissão de super usuário edite o xorg:
gedit /etc/X11/xorg.conf
----Parte do meu Xorg------
Section "Monitor"
Identifier "Configured Monitor"
HorizSync 31-60
VertRefresh 64-75

EndSection

Section "Screen"
Identifier "Default Screen"
Monitor "Configured Monitor"
Device "Configured Video Device"
DefaultDepth 24
Option "AddARGBGLXVisuals" "True"
SubSection "Display"
Depth 24

Modes "1280x1024" "1024x768" "800x600" "640x480"

EndSubSection

EndSection
----Fim da Parte do meu Xorg------

Explicarei com mais detalhes as mudanças feitas.
Na Seção Monitor adicionei dois parâmetros. O HorizSync e o VertRefresh as taxas tanto da horizontal e vertical do monitor.
Atenção. Essas taxas não foram inventadas e sim retiradas do manual do monitor onde informa as taxas do monitor. Coloque o início e o final de cada parâmetro separado por traço (-).
Também foi criada uma subseção chamada Display.
O parêmetro depth o padrão é 24, mas também pode ser colocado 16. Coloque 24.
Em modes foi colocado justamente as resoluções suportadas pelo monitor.
Coloque sempre as resoluções entre as aspas e um X para separa a horizontal da vertical. Por exemplo: "1024x768".
Salve o seu xorg.

3 - Segue agora a parte final da operação que é a de desabilitar o módulo do linux restrite modules common.

$ sudo gedit /etc/default/linux-restricted-modules-common
Altere a linha DISABLED_MODULES=""

Para DISABLED_MODULES="nv"


Pronto! Assim termina a jornada de instalação da placa de vídeo com os recursos 3d.

7 comentários:

  1. So uma correção Leo,

    No passo 1 vc disse:
    apt-get install envyng-gt para Gnome ou envyng-gtk para KDE.

    O correto creio que seja:
    apt-get install envyng-gtk para Gnome ou envyng-qt para KDE.

    GTK para gnome e QT (não GT) para kde.

    abração!! otima dica.

    ResponderExcluir
  2. Olá Alex. Vlw pela colaboração. Feita a correção. Esse dica demorei para elaborar, mas ficou pronta.

    ResponderExcluir
  3. # nvidia-xconfig

    resolve tudo...

    ResponderExcluir
  4. Já tinha feito isso. Que pena que não havia dado certo!
    Desse jeito funcionou para mim!

    ResponderExcluir
  5. Instalei Envy que instalou os drive pra minha fx5200, porém não estou conseguindo ativar os efeitos 3D. Por onde começar?

    ResponderExcluir
  6. Mesmo pelo Envy e pelos drivers restritos o driver é instalado e com uma resolução indesejada dependendo do monitor.
    Me explique a sua instalação!

    ResponderExcluir
  7. Não tive problemas com resolução, somente não consigo ativar o compiz.

    ResponderExcluir

Olá Leitores(as), usem esse espaço com sabedoria. Caso necessite me sigam pelo Twitter: @leo_barros

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...