Páginas

15 julho 2009

Com que roupa eu vou? Windows ou Apple

Com o passar do tempo percebo que as preocupações de algumas distros GNU/Linux são a usabilidade, reconhecimento de drivers e área gráfica.
Poucas conseguem obter esses três requisitos ou então esbarram em um dos quesitos: a área gráfica.
A área gráfica conhecida como servidor X das distribuições GNU/Linux estão ainda mais parecidos com as do concorrentes. Windows e Apple.
As montadoras de computadores populares são as primeiras a deixar o desktop parecido com o sistema Windows.
As duas vertentes. Quem usa Kde está fardada a ser parecido com o Window, já o Gnome com a Apple. Mesmo com muitas modificações empregas pelo KDE e pelo Gnome ainda os usuários querem essa semelhança.
Alguns sistemas que assumem a semelhança com o Windows: ReactOS (Este sistema não é Gnu/Linux, mas coloquei por parecer como Windows)




Conversando com o pessoal do OpenBRLix (antiga Famelix) na FISL sobre porque da semelhança com o Windows e a resposta que obtive foi a familiaridade e facilidade.





No mundo Gnome há uma modificação quase perfeita do Mac chamada Mac4Linux. Ainda não vi distribuições com essa versão e sim usuários que gostam desse look.





O GNU/Linux não precisa ter a cara de nenhum sistema, pois veio para ser acessível, seguro e bonito. Devemos acabar com a idéia de dificuldade do sistema e mostrar que pode ser feito a mesma coisa que os outros sistemas fazem, mas de um jeito diferente.





Um comentário:

  1. É importante frisar que o ReactOS não é uma distribuição do Linux (na verdade, não chega sequer a ser um Unix-like), e sim um outro sistema operacional independente que visa a reconstruir o Windows NT em uma versão de código aberto.

    ResponderExcluir

Olá Leitores(as), usem esse espaço com sabedoria. Caso necessite me sigam pelo Twitter: @leo_barros

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...