Páginas

17 setembro 2009

Concorrente do Google Docs


Como todos bem sabem. A Microsoft está desenvolvendo os seus produtos Office para a web como sendo os Google Docs Killers. Foi iniciado os beta-test dos produtos online no dia 17/09/09 onde os usuários irão se inscrever para testar os produtos.

Para aquele que não usam um estação Windows ou não quer pagar uma licença do pacote Office. A adoção dos Google Docs é perfeita. Com a maior adeptos em empresas o Google Docs pode está sendo ameaçado com o Office Web App da Microsoft. Mas como irá funcionar o Office Web App?
O usuário não precisa ter o pacote Office instalado em sua máquina, o produto roda diretamente no navegador.
Como todos os desenvolvedores web bem sabem, fazer os seus 'cases' para vários aplicativos não é uma tarefa tão fácil. A Microsoft está sentindo na pele a entrada de mais um sistema operacional, o ChromeOS. Onde a sua utilização será feita por usuários de netbooks, máquinas essas que são muito limitadas pelo seu hardware e assim gerando mais teste para não sobre carregar o sistema.
Google Docs irá rodá no ChromeOS perfeitamente, mas penso se o PowerPoint Web ou até o mesmo o Excel Web irão aguentar um dispositivo tão limitado como os netbooks.
Saindo um pouco da linha desktop também temos o Android, mas um produto Google, só que para smartphones. Como será o comportamento do Office Online da Microsoft nessa plataforma móvel e como seria à adoção para os desktops? Seria somente para os usuários do Internet Explorer? Não. As versões rodaram no Firefox e no Safari, mas versões para o Chrome ainda estão em desenvolvimento.
Essas perguntas estão agora nas cabeças dos desenvolvedores da Microsoft, pois se encontram com as diversidades de navegadores e sistemas onde antes era somente os da própria empresa.
Versões do Word, Excel, PowerPoint, OneNotes e o Skydrive (mesma linha do UbuntuOne) estão sendo testadas e serão finalizadas em meados de 2010.

Novos tempos Senhor Ballmer.







3 comentários:

  1. Todos que fizeram curso de informática já usaram esses softwares para desktop, mas o conceito não muda nos programas similares.

    ResponderExcluir
  2. Se parar-mos pra pensar um pouco o google conseguiu fazer com qua a Microsoft entrasse de vez numa arena em que eles é que dão as cartas, isso ocorre com ações como a incompatibilidade do IE antigo no orkut, com o apoio recente ao Firefox, o google tem uma extratégia bem definida e está levando o mercado para a direção que lhe interessa.

    ResponderExcluir
  3. Certamente, voyeg3r. A Google faz seus aplicativos como uma alternativa à outros produtos, mas me vejo cada dia mais usando os produtos Google. Blogger, Gmail, Docs...

    ResponderExcluir

Olá Leitores(as), usem esse espaço com sabedoria. Caso necessite me sigam pelo Twitter: @leo_barros

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...