Páginas

27 janeiro 2009

Russia e Brasil. Algo em comum?

A Rússia finalmente adota o Linux nas repartições do governo.
Visando em poupar custos com licenciamento com softwares estrangeiros a Rússia adotará em suas instituições governamentais uma distribuição personalizada baseada em um GNU/Linux, com isso o país teria mais autonomia no que se diz respeito a software (sistema operacional).
Não é a primeira vez que a Rússia tenta adotar o software livre.
Há um programa piloto em três regiões do país para a implementação do software de código aberto.
As escolas serão as primeiras a aderirem ao projeto.
Um caso não muito distante é o nosso Brasil que até em março também as repartições publicas adotarão os programas de código aberto para o desenvolvimento de sistemas e assim tornando-os como padrão. Com isso aumentando uma fatia percentual de programadores “open source” ou empresas de pequeno porte que desenvolvem software e que seguem ou querem seguir essa ideologia a trabalharem para o governo.
A padronização será pela plataforma Demoiselle da SERPRO. A Demoiselle terá a sua documentação aberta e assim todas as empresas interessadas no desenvolvimento terão que seguir essa norma documentada.
Essa padronização ajudará no aumento de software de código aberto, pois assim mais desenvolvedores se enteressaram em escrever os seus programas para a plataforma.
Não esquecendo que há algumas leis para a adoção do software livre e que não podemos esquecer que a região Sul do páis é a pioneira no que diz respeito ao GNU/LINUX e berço da distribuição Conectiva (antes da fusão com a Mandrake ser tornando Mandriva).
Não digo que agora o governo só usará GNU/LINUX e deixará de usar outro sistema operacional(M$) onde assim estaria rompendo a opção de escolha e "monopolizando" também o uso do software livre. Detesto escrever essa parte, mas devemos respeitar as escolhasr. grgrgr!!! Mas cabe o gestor da repartição escolher o que é melhor!
Outra padronização que ocorre é na questão de documentação pública, onde deverá ser respeitado o padrão ODF. (Open Document Format)
"Ontem estava conversando com um parente que trabalho para o governo e havia perguntado que programa que era usado no tribunal e a resposta foi BROFFICE. Yes!" Então aproveitei para dar algumas dicas sobre o pacote e ficamos conversando por horas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Leitores(as), usem esse espaço com sabedoria. Caso necessite me sigam pelo Twitter: @leo_barros

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...